Notícia

30/11/2018 às 15:04

Reggae se torna patrimônio da Humanidade da Unesco

[Reggae se torna patrimônio da Humanidade da Unesco]
Foto: Sercio Freitas

O Reggae Music, estilo nascido na Jamaica que tem como grande representante o ícone Bob Marley, foi declarado como  Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. O anúncio foi feito na última quinta-feira (29) na reunião da UNESCO em Port Luis (Ilhas Maurício), onde várias candidaturas para a lista de Patrimônios são avaliadas. Criada em 2003, a lista inclui cerca de 400 tradições ou expressões culturais, entre elas a pizza napolitana, o flamenco e a cerveja belga.

A organização da ONU lembrou que o gênero musical surgiu de uma “amálgama de antigos ritmos musicais jamaicanos e de outros de origens muito diversas: caribenhos, latino-americanos e norte-americanos”. Afirmou também que “a sua contribuição à reflexão internacional sobre questões como injustiça, resistência, amor e condição humana destacam a força intelectual, sociopolítica, espiritual e sensual deste elemento do patrimônio cultural”, explicou em comunicado oficial.


A Unesco destacou ainda que o reggae “conserva intacta toda uma série de funções sociais básicas da música — veículo de opiniões sociais, prática catártica e religiosa — e continua sendo um meio de expressão cultural do conjunto da população jamaicana”.

Vida longa ao Reggae!

 

 

Comentários