O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é um momento para refletir sobre a luta e as conquistas do povo negro, mas também para lembrar dos desafios que ainda precisam ser enfrentados. É um dia de resistência, celebração e reconhecimento da história e da força de um povo que transformou dificuldades em arte, cultura e orgulho.
Pensando nisso, destacamos três músicas que carregam mensagens de resistência, ancestralidade e empoderamento negro. Elas não devem estar apenas na playlist de hoje, mas fazer parte do seu cotidiano, reforçando a importância de honrar nossas raízes e manter viva a consciência racial.
A música é um espaço de luta, criação e pertencimento. É nas ruas, nos becos e vielas, que encontramos o batuque da resistência, a arte que conecta o passado ao presente e inspira o futuro.
Confira 3 hits para sua playlist:
“O Mais Belo dos Belos” - Ilê Aiyê
Uma obra-prima do bloco afro mais tradicional da Bahia, que celebra 50 anos de história em 2024. Símbolo de música preta e resistência, o Ilê Aiyê representa a força e a ancestralidade do povo negro.
“Nossa Cor” - Léo Santana
O gigante do pagode baiano fortalece suas raízes e exalta o orgulho de sua raça, mostrando que o pagode também é espaço de resistência e representatividade.
“Pantera Negra” - Daniela Mercury
Daniela traz à tona a potência da arte afro na Bahia, dando voz e força à cultura negra em suas letras e performances.
Inclua essas músicas na sua rotina e celebre a história que nos inspira a lutar e a criar todos os dias.
Reprodução | @deusa_valeria.swan07