Notícia

20/09/2024 às 15:39

Olodum e BaianaSystem se unem pela primeira vez no Rio de Janeiro

[Olodum e BaianaSystem se unem pela primeira vez no Rio de Janeiro]

OlodumBaiana é muito mais que um show. É um encontro de ideias e ideais, de respeito e celebração pela força dos tambores, de reverência à ancestralidade e sobretudo da vontade de unir linguagens, experimentando através da música. O desejo antigo de realizar algo juntos foi se concretizando a cada encontro, e o impacto da primeira apresentação em Salvador, em janeiro de 2023, mostrou a importância de levá-la a mais lugares do Brasil. Rio e Bahia são conectados umbilicalmente pelo samba e pelo tambor. Das rodas de tia Ciata ao timbau, hoje presente nas baterias das escolas de samba, a conexão que navegou pelas águas do Atlântico, do Recôncavo e da Guanabara se estreita e se renova a cada samba composto, a cada Carnaval. 

Como acontece a cada edição do OlodumBaiana, um vídeo inédito de abertura é produzido na própria cidade onde o projeto será apresentado, conectando os personagens, a música e o sentimento do show com símbolos da cultura local. Para este especial do Rock in Rio, o coletivo BaianaSystem chega ao Rio de Janeiro pelo Complexo do Alemão, em parceria com o Voz das Comunidades, para marcar de onde nossos tambores tocam. O vídeo evidencia o território do Rio de Janeiro para contar nossa história, o tambor que vira funk, que vira rap, que vira samba e conta as histórias das ruas, das vielas e dos becos. Personagens do universo imagético do BaianaSystem, como o Cabeça de Lata e a Sassá, interpretados por jovens da comunidade, juntam-se a integrantes do Olodum em vídeo com direção de fotografia e filmagem que terá curadoria da equipe do Voz das Comunidades. 

Em 22 de setembro, no palco Sunset do Rock in Rio, o Rio vai se tornar ainda mais baiano. OlodumBaiana chega com força total, com a presença já constante dos parceiros Elivan Conceição, bailarino e responsável por dar vida aos personagens Saci e Capim Guiné, juntamente com o rapper baiano Vandal, um dos nomes mais relevantes da cena e que dá ainda mais sentido a todas essas conexões. 

Comentários