Notícia
Do coro ao estrelato: artistas que começaram como backing vocal e hoje brilham em carreira solo
![Do coro ao estrelato: artistas que começaram como backing vocal e hoje brilham em carreira solo [Do coro ao estrelato: artistas que começaram como backing vocal e hoje brilham em carreira solo]](/fotos/pida_noticias/5361/IMAGEM_NOTICIA_2.jpg?v=a2d75c7a2049480)
Nem todo astro nasce sob os holofotes, alguns começam dividindo o microfone (e o palco) com outros artistas antes de brilhar por conta própria. A história da música brasileira está cheia de nomes que começaram no “apoio” e hoje são protagonistas de grandes palcos.
Simone e Simaria foram descobertas por Frank Aguiar ainda na adolescência, aos 12 e 14 anos. As irmãs começaram como backing vocal do cantor piauiense, acompanhando-o em shows e gravações. Anos depois, conquistaram o Brasil com seu forró contagiante, carisma e autenticidade. Após anos de parceria nos palcos, a dupla seguiu caminhos separados e hoje ambas investem em suas carreiras solo.
Léo Santana também veio do coro! Antes de ser o “Gigante”, ele era dançarino e backing vocal do grupo Pra Ficar. Em 2003, assumiu os vocais principais da Banda Parangolé e mostrou que o posto de frente do palco era o seu lugar.
Claudia Leitte trilhou um caminho parecido: começou como backing vocal em bandas locais de forró e axé, até se tornar a voz principal do Babado Novo, em 2001. De lá pra cá, virou uma das artistas mais populares do país.
Iza deu seus primeiros passos como backing vocal de Biel, chegando a se apresentar com ele no Caldeirão do Huck. A experiência serviu de vitrine e, logo depois, ela lançou sua carreira solo, conquistando fãs com sua potência vocal e presença marcante.
Daniela Mercury, a eterna rainha do axé, também começou atrás do microfone principal. Antes da fama, ela foi backing vocal de Gilberto Gil e da Banda Eva, aprendendo com os grandes até se tornar uma delas.
Ivete Sangalo, outro ícone da música baiana, começou como vocalista de apoio do cantor Lui Muritiba e cantava em barzinhos antes de se destacar à frente da Banda Eva em 1993 e o resto é história (e sucesso!).
De coadjuvantes a protagonistas, esses artistas mostram que talento, dedicação e paciência são ingredientes indispensáveis para quem sonha em brilhar sob os refletores. Afinal, todo grande show precisa começar com um bom aquecimento no coro.