Notícia
Bloco Alvorada inicia ‘Jubileu de Ouro’ com caruru e samba na Praça Quincas Berro d’Água
![Bloco Alvorada inicia ‘Jubileu de Ouro’ com caruru e samba na Praça Quincas Berro d’Água [Bloco Alvorada inicia ‘Jubileu de Ouro’ com caruru e samba na Praça Quincas Berro d’Água]](/fotos/pida_noticias/4758/IMAGEM_NOTICIA_2.jpg?v=2e127e4168f7615)
O Bloco Alvorada, pioneiro na Sexta-feira de Carnaval em Salvador, vai começar a celebração dos seus 50 anos de existência com uma programação especial de “Jubileu de Ouro”. E a festa já começa no próximo domingo, 27 de outubro, com um caruru na Praça Quincas Berro d’Água, às 15h, dentro do projeto Exposição de Matriz Africana. A entrada? Apenas 1kg de alimento.
Claro que, como todo bom evento do Alvorada, não vai faltar samba. O som fica por conta da ala de canto do bloco, com Valdélio França, Rogério Bambeia, Tiago (Representa) e Romilson (Partido Popular), embalados pelos grupos Lado C e Pagode do Thiago. O caruru, feito para mais de 600 pessoas, será preparado no histórico terreiro do Bate Folha, o Manso Bandunquenqué, que também é a base espiritual do bloco.
“O amor pelo samba nos trouxe até aqui. Passamos por várias mudanças no carnaval, com novos ritmos surgindo, mas sempre mantendo nossa essência. A expectativa para esse jubileu é enorme, e vamos começar com a energia de sempre, muito trabalho e dedicação. O samba merece, nossos associados merecem e nós merecemos”, comentou o presidente do bloco, Vadinho França.
O Alvorada não só celebra seus 50 anos de resistência no carnaval baiano, mas também reafirma seu papel na preservação da cultura negra e como um espaço de diálogo e religiosidade. O samba, para eles, é mais do que música – é conexão com a ancestralidade e a identidade de seu povo.