Misturando ritmos como rap, MPB, black music e brega, as atrações se apresentam nos dias 19 e 20 de outubro, no Trapiche Barnabé, Comércio
O Festival Sangue Novo chega à sua sexta edição com um line-up imperdível, reunindo a nova geração da música negra brasileira. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Trapiche Barnabé será tomado por talentos como Os Garotin, Jota.Pê, Joyce Alane, Ajuliacosta e Hiran, que estão agitando a cena musical. O evento promete uma mistura de ritmos e performances que refletem a diversidade sonora do país.
Mais do que um festival, o Sangue Novo é uma vitrine para artistas que estão ganhando destaque nacional, incluindo alguns com indicações ao Grammy. Ao promover esses novos nomes, o evento reforça a importância da representatividade no palco e no público, conectando pessoas e ampliando o alcance das expressões culturais brasileiras.
Com apresentação no dia 19, o trio ‘Os Garotin’ é uma revelação que surgiu de maneira meteórica na indústria musical. O grupo é formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino e mistura em seu repertório ritmos como black music, R&B, samba, funk e soul. Em agosto de 2023, lançaram seu primeiro EP, Os Garotin Sesion, com cinco faixas. O trabalho rendeu três indicações ao Grammy Latino 2024: “Melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa”, “Artista revelação” e “Melhor álbum de engenharia de gravação”.
Outro nome confirmado é do rapper BK’, que traz ao Trapiche Barnabé a turnê "ICARUS”, baseada no último álbum do artista e sucesso em todo o Brasil com mais de 60 shows realizados. O projeto conta com 13 faixas, atingindo a expressiva marca de mais de 130 milhões de plays no Spotify, fato que rendeu indicações ao Prêmio Multishow nas categorias “Álbum do Ano”, “Capa do Ano” e “Show do Ano”.
Quem também se apresenta é o cantor Jota.Pê, que prepara um show unindo gêneros como MPB e o Manguebeat. Ao longo da sua carreira solo, ele já se apresentou em festivais como Primavera Sound, COMA e Festival do Sol. Seu último álbum, “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”, rendeu ao artista indicações ao Grammy Latino nas categorias “Melhor álbum de música pop brasileira - Música afro-brasileira”, “Melhor canção em língua portuguesa” e “Melhor álbum de engenharia de gravação”.
O segundo dia de atrações ainda tem show da pernambucana Joyce Alane. A artista que acumula quase 1 milhão de ouvintes mensais e 20 milhões de reproduções em plataformas como o Spotify, vem colecionando feitos históricos como ser indicada ao Prêmio Multishow 2023, quando representou o Nordeste na categoria Brasil, com a composição Deixa Ir (Idiota Raiz), feat com João Gomes. Por meio dos bregas pernambucanos, ela traz ao festival seu novo álbum, “Tudo é Minha Culpa”.
Já no dia 20, é a vez da rapper paulista Ajuliacosta subir ao palco. A cantora vem conquistando ouvintes com seu estilo único e letras envolventes, mesclando batidas de rap, influências de trap, funk e afrobeats. Para o Sangue Novo, ela traz seu novo single ‘Você Parece Com Vergonha’, música que alerta mulheres que passaram ou estão num relacionamento abusivo.
O terceiro dia de programação ainda conta com Hiran, que retorna ao Sangue Novo após participação em 2019. Com beats e flows que incorporam diversas influências musicais, em suas canções o rapper baiano aborda temas que vão da política ao amor, sempre com um olhar afiado e contemporâneo. Ao longo de sua carreira, ele se especializou na fusão de toques, beats e métricas, transitando entre o ‘grimme’ londrino, o funk carioca, o R&B norte-americano e a rica diversidade musical de Salvador.
Os ingressos para o festival já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo Sympla. https://www.sympla.com.br/evento/festival-sangue-novo-ano-vi/2587750