Notícia

12/07/2019 às 12:06

Anitta é acusada de apropriação cultural em novo clipe.

[Anitta é acusada de apropriação cultural em novo clipe.]

Anitta se envolveu em mais uma polêmica. Na noite desta quarta-feira, a cantora desabafou nas redes sociais após ser acusada de apropriação cultural no clipe "Muito calor", com o porto-riquenho Ozuna, que teve o teaser divulgado ontem (10).

No vídeo, a cantora usa os cabelos crespos e dança na laje de uma comunidade. Em outros trechos do clipe, sem a presença da artista, também são mostradas ruas e imagens aéreas da favela. As similaridades com trabalhos anteriores da funkeira, como "Vai malandra" e "Onda diferente", que também geraram acusações de apropriação cultural, foram apontadas nos comentários.

"Por que todo clipe com Anitta tem que ser em favela? É só essa visão que os gringos tem o Brasil?", questionou uma internauta, enquanto outro ironizou: "Negra legítima, Wakanda está em festa".

"Está igual ao outro clipe que ela fez", escreveu uma usuária do Instagram. Já outra a comparou com a cantora Halsey, também alvo de críticas por apropriação: "Halsey, amiga, corre que a gente tem visita".

Diante dos ataques, Anitta fez um longo desabafo na mesma publicação:

"Meu Deus! Que loucura! 1 - "Onda diferente" é um hit. O clipe foi gravado em Los Angeles. Cantado em português. Tem feat brasileiro e feat gringo importantíssimo. Estão começando a ouvir fora do Brasil mesmo sendo em português. 2 - O único videoclipe MEU gravado em uma favela se chama "Vai Malandra". Os demais são clipes onde eu fui CONVIDADA como feat, assim como esse. 3 - O clipe mostra diversos pontos do Rio de Janeiro que o diretor gostou. Dentre eles: escadas da Lapa, Pão de Açúcar, Cristo, praias e etc... 4 - Quando eu era criança meu cabelo era mais enrolado que nesse do vídeo. Eu que meti produto na adolescência e ele mudou para sempre. 5 - Vocês nunca estão satisfeitos"

 

Comentários